segunda-feira, 28 de março de 2011

Aniversário de Alice

Hoje o dia não poderia ter sido melhor!

Fui a casa de minha amiga comemorar o niver dela, com um belo almoço, servido de muita lasanha, regado com muito alto astral e conversa boa!

Até chazinho de boldo para curar minha ressaca da noite anterior teve!hahaha!!! Mil vezes obrigada ao marido dela!

Foi mais uma oportunidade para eu contar um pouquinho de minhas experiencias lá em downunder..duvidas, levantadas pelo Jorge,marido de Alice. Do tipo rivalidade entre australianos e neozelandeses.

Que, cá pra nós, dá p entender muito bem! A cultura Maori é muito forte ainda na NZ, que assim continue. Muita gente ainda mora nas tribos, mantendo a cultura, os costumes e linguagem nativa... e ainda ganham dinheiro com isso, exibindo danças, apresentaçoes de teatro, e servindo a comida local ( uma delicia).

Me lembro que no jantar comi mexilhoes, batatas, carne de carneiro, salada de folhas, cenouras cozidas, e a famosa sobremesa local a pavlova de kiwi! Uma espécie de uma grande torta de chantilly com uma crosta de farelo de biscoito(?) como base. Tudo cozido sob a terra aquecido por meio de pedras e uma grande fogueira.




Ja o povo australiano... parece que tem vergonha de seus aborigenes. Realmente deveriam ter vergonha... vc só ve aborigene mendigo ou tocador de didgeridoo ( instrumento musical de sopro, consistindo em um tubo oco com 2 orifícios, suas duas extremidades), ao menos na costa leste é assim que funciona..

Dai eles deveriam se perguntar, a vergonha é de quem?

Ao contrário dos australianos, o povo da Nova Zelandia tem orgulho de seus guerreiros Maoris, que lutaram para defender seu país e seu povo.
Ainda me lembro de uma piadinha de um principe Maori feita a duas crianças molengas, que nao conseguiam realizar uma brincadeira durante uma apresentaçao que assisti na tribo nas proximidades de MataMata. O principe perguntou as crianças: Are you australians?

A piadinha foi bem aceita por todos, mas deixou o tom sacartico do desprezo e/ou competiçao entre esses dois povos.

A experiencia da tribo Maori foi otima e esclarecedora! E me fez lembrsr que diferente das mulheres guerreiras de lá as australianas estavam inseridas numa socidade mais machista. Por exemplo, mulher que tocasse Didgerido estava `amaldiçoada`. Nunca mais se casaria!

Bom, desculpa, amor. Eu nao sabia dessa historia ate ter tocado, leia tentado, o instrumento!

Um comentário:

  1. Olha Amanda, traga um desses instrumentos para o Brasil para que possamos amaldiçoar algumas de nossas atrizes. Grande abraço!

    ResponderExcluir